Os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenares. Outra questão diz respeito à cultura e à imposição de valores ocidentais às milenares tradições orientais. Pode-se ainda mencionar o fator econômico - talvez o preponderante: potências capitalistas desejam estabelecer um ponto estratégico na mais rica região petrolífera do planeta. E ainda existe a questão política.
O ESTADO DE ISAREL
Contexto: Guerra Fria -> Oriente Médio foi o foco das superpotências
o Israel aliou-se aos Estados Unidos
o Países árabes aliaram-se a União Soviética
o Conflitos se multiplicaram: 1948 com a criação do Estado de Israel -> Judeus expulsaram os palestinos
o Derrota dos árabes consolidou o Estado de Israel
MOVIMENTOS TERRORISTAS
o Al-Fatah -> objetivo inicial: expulsão dos judeus da palestina
o Organização para Libertação da Palestina (OPL) – Setembro Negro: realizaram ações criminosas contra Israel.
A INTIFADA
População palestina rebelou-se contra os israelenses (década de 1970).
o Primeira Intifada (guerra das pedras): foi uma manifestação espontânea da população palestina contra a ocupação israelense, iniciada em 9 de dezembro de 1987. O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou em 1987, no campo de refugiados, no extremo norte da Faixa de Gaza, com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses.
o O movimento atingiu seu ápice em fevereiro do mesmo ano, quando um fotógrafo israelense publicou imagens que mostravam soldados israelenses "molestando violentamente" os palestinos, o que suscitou a indignação da opinião pública.
0 comentários:
Postar um comentário